Requalificação no Covão de Oles

Com a iluminação pública do espaço de lazer criado no centro de Covão de Oles foi dado por concluído o projecto de requalificação daquele recanto cheio de memórias. A necessidade de alargar a via pública foi o principal motivo para esta obra. Depois, procurando satisfazer o desejo dos habitantes de Covão de Óles, foi construído um nicho que protege uma pequena imagem de Nª Srª de Fátima a qual é, na opinião dos vizinhos, uma presença boa. O recanto desperta a curiosidade aos turistas que por ali passam e tiram fotografias.

“Isto está bonito, então não está?! A casa estava no meio da estrada e um autocarro não passava. Vieram ter comigo e eu vendi. Tenho boas recordações desta casa, da gente aqui viver todos. Éramos cinco e o meu pai e a minha mãe. Aqui em cima destas pedras é onde era a cozinha. A casa tinha meia cave e tinha aqui o palheiro onde a gente guardava a palha de debulhar o trigo, a aveia e assim… Se não pusessem aqui estes candeeiros isto ficava tudo às escuras, mas agora isto está muito engraçado à noite. Vendi, mas este sítio continua a ser um bocadinho meu, gosto de olhar para isto e gosto de ver isto aqui assim bem arranjado e preparado.” -Abílio Carreira

Sem comentários: